• Azzola

Diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica - Mercado de Capitais


Muita gente (aliás, quase todo mundo que vejo), não sabe a diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica… acham que é tudo uma coisa só: “Análise Técnica”.

Na verdade, não é. São inclusive muito diferentes, e saber essa diferença é importante, apesar de quase ninguém saber disso.

Se fossemos classificá-las pela escola, diríamos que a Análise Gráfica está mais para a Psicologia, enquanto a Análise Técnica está mais para a Matemática.

A Análise Gráfica estuda o comportamento de massa, e usa basicamente o gráfico de preços e inferências sobre ele, como figuras gráficas, linhas de tendência, etc., na intenção de mapear o comportamento psicológico da multidão de investidores.

A Análise Técnica estuda o comportamento dos preços, e usa basicamente cálculos matemáticos e estatísticos sobre eles, resultando em indicadores técnicos como IFR, Macd, Médias Móveis, etc…

Eu me classifico como GRAFISTA - uma pessoa que usa a Análise Gráfica, e estuda psicologia de massa. Por quê? Porque o mercado é muito mais emocional do que racional. Temos provas concretas disso nesta crise de 2008.

E você? Já parou para pensar sobre isso? Não saber sobre isso é como entrar em um jogo de futebol sem saber em qual time está jogando…

#mercadodecapitais #análisetécnica #análisegráfica #comoficarrico #bolsadevalores #aprendaainvestir #comoinvestirnabolsadevalores

12 visualizações