top of page

Sua empresa passa por dificuldade financeira? Veja para onde vai o seu dinheiro!


Tenho conversado com muitos empresários sobre o tema “dificuldade financeira das empresas” e percebo que este assunto está cada vez mais presente na realidade das empresas brasileiras. Independente do tamanho destas empresas sempre surgem os mesmos questionamentos: “Como vou fechar as contas no final do mês?”, “Minha empresa está dando lucro?” ou “Para onde foi o meu dinheiro?”. Por isso gostaria de apresentar algumas dicas simples, porém muito efetivas e que se aplicadas com bastante disciplina darão todas as respostas sobre as finanças da sua empresa, vamos lá.

1. Separe Custos e Despesas Variáveis de Custos e Despesas Fixas

Faça o exercício de separar quais gastos variam diretamente com as suas vendas e quais não variam , ou seja, vendeu mais, gastou mais! Isso te ajudará a encontrar a Margem de Contribuição da sua empresa e consequentemente encontrar o seu Ponto de Equilíbrio de vendas. Aí vão alguns exemplos de Custos e Despesas:

a) Custos Variáveis: Matéria prima e/ou Custo dos produtos vendidos;

b) Despesas Variáveis: Comissão sobre vendas e Impostos sobre vendas;

c) Custos Fixos: Aluguel da empresa e Salários do setor produtivo;

d) Despesas Fixas: Contabilidade e Salários administrativos.

2. Use a regra dos 12 meses

Pode parecer óbvio, mas alguns gastos pequenos são desconsiderados na hora do corte de despesas. Por isso use este macete: Multiplique este pequeno gasto mensal por 12 meses, você ficará espantado e isto te motivará a eliminá-lo rapidamente. Comece a analisar tarifas bancárias, taxas de cartão de crédito e débito, despesas com correspondência e aos poucos você terá alcançado uma boa economia.

3. Registre todos os gastos de modo que consiga analisá-los depois

Não é incomum ver empresas que não conseguem enxergar seus próprios números! Não estou falando de relatórios avançadíssimos que precisariam de uma controladoria para elaborar, estou falando de relatórios básicos de entrada e saída do dinheiro da empresa em um mês. São diversas as justificativas para isto, mas aqui vai a dica de ouro: Não feche os olhos para os números do seu negócio nunca! Principalmente quando ele tiver algum problema financeiro. É desgastante olhar o resultado negativo, mas somente quando se cria intimidade com as entradas e saídas é que se sai de uma crise financeira. Por mais que você conheça o seu negócio, sempre há oportunidades de melhoria e o seu financeiro vai te mostrar boa parte delas.

Cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno vazamento afundará um grande navio”.

Benjamim Franklin

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page