• Prospera Consultoria

Como escrever um Resumo executivo de um Plano de negócios?


O resumo executivo do seu plano de negócios apresenta sua empresa, explica o que você faz e expõe o que você está esperando de seus interessados. Estruturalmente, é o primeiro capítulo do seu plano de negócios Mesmo que seja a primeira coisa que as pessoas vão ler, eu geralmente aconselho que você escreva por último.

Por quê?

Uma vez que você conheça os detalhes do seu negócio, estará melhor preparado para escrever seu resumo executivo. Afinal, esta seção é um resumo de tudo o que já escreveu.

O resumo executivo pode atuar como um documento independente que abrange os destaques de seu plano detalhado. É muito comum que os investidores solicitem apenas o resumo executivo quando estiverem avaliando seu negócio. Se eles gostarem do que veem no resumo executivo, eles geralmente farão um pedido para uma apresentação do plano completo e mais detalhes financeiros detalhados.

Por isso convém garantir que ele seja o mais claro e conciso possível. Cubra os principais destaques da sua empresa, mas não forneça muitos detalhes. Idealmente, seu resumo executivo será, no máximo, de uma a duas páginas, projetado para ser uma leitura rápida que desperta interesse e faz com que seus investidores se sintam ansiosos para ouvir mais.

Componentes importantes de um resumo executivo

Visão geral de negócios

Na parte superior da página, abaixo do nome da sua empresa, inclua uma visão geral em uma frase descrevendo a essência do seu negócio. Pode ser um slogan, mas geralmente é mais eficaz uma sentença que descreve o que sua empresa realmente faz. Isso também é conhecido como sua proposta de valor.

Problema

Em uma ou duas frases, resuma o problema que você está resolvendo no mercado. Toda empresa está resolvendo um problema para seus clientes e preenchendo uma necessidade no mercado.

Solução

Este é o seu produto ou serviço. Como você está lidando com o problema que você identificou no mercado?

Mercado alvo

Quem é seu mercado-alvo ou seu cliente ideal? Quantos deles estão lá? É importante ser específico.

Por exemplo: Se você é uma empresa de calçados, não irá atender a "todos", apenas porque todos têm pés. É necessário que você segmente um mercado específico, como "homens com consciência de estilo" ou "corredores". Isso tornará muito mais fácil direcionar seus esforços de marketing e vendas e atrair os tipos de clientes com maior probabilidade de comprar de você.

Concorrência

Como o seu mercado-alvo está resolvendo o problema hoje? Existem alternativas ou substitutos no mercado?

Toda empresa tem alguma forma de concorrência e é essencial fornecer uma visão geral do seu resumo executivo.

Visão geral da empresa e equipe

Forneça uma breve visão geral de sua equipe e uma breve explicação de por que você e sua equipe são as pessoas certas para levar sua ideia ao mercado.

Os investidores colocam uma enorme quantidade de peso na equipe - até mais do que na ideia - porque até uma grande ideia precisa de uma grande execução para se tornar realidade.

Resumo financeiro

Ressalte os principais aspectos do seu plano financeiro, de preferência com um gráfico que mostre suas vendas, despesas e lucratividade planejadas. Se o seu modelo de negócios (ou seja, como você ganha dinheiro) precisar de explicação adicional, é nesse ponto que você fará isso.

Requisitos de financiamento

Se você está escrevendo um plano de negócios para obter um empréstimo bancário ou porque está pedindo financiamento a investidores anjos ou capitalistas de risco, é necessário incluir os detalhes do que você precisa no resumo executivo.

Não se preocupe em incluir termos de um investimento potencial, pois isso será sempre negociado posteriormente. Em vez disso, inclua apenas uma breve declaração indicando quanto dinheiro você precisa aumentar.

Situação do negócio

O último elemento-chave de um resumo executivo que os investidores vão querer ver é o progresso que você fez até agora e os marcos futuros que você pretende atingir. Se você puder mostrar que seus clientes em potencial já estão interessados, ou talvez já comprando, seu produto ou serviço, isso é ótimo para destacar.

Você pode pular o resumo executivo (ou reduzi-lo bastante no escopo) se estiver escrevendo um plano de negócios interno que seja apenas um guia estratégico para sua empresa. Nesse caso, você pode dispensar detalhes sobre a equipe de gerenciamento, requisitos de financiamento e tração e, em vez disso, tratar o resumo executivo como uma visão geral da direção estratégica da empresa, para garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página.

#planodenegócios #businessplan

553 visualizações

Posts recentes

Ver tudo