top of page

Etapas para elaboração de um Plano de negócios


Neste post, mostraremos a você todas as etapas da elaboração de um Plano de negócios que realmente ajudará você a atingir suas metas. Antes de mais nada algumas regras devem ser seguidas durante a escrita do Plano de negócios. São elas:

O Plano de negócios deve ser curto e conciso

Essa regra é importante, pois o Plano de negócios é um documento de consulta e precisa ser lido e revisado com bastante frequência. Por isso não pode ser um documento imenso e complexo, pois isso assustará a todas as pessoas que tiveram contato com o mesmo.

Direcione o Plano de negócios

O Plano de negócios deve ser escrito com a linguagem dos interessados, ou seja, o público alvo. Se o seu público conhece do seu segmento de negócio, utilize linguagens técnicas, caso contrário evite jargões que só especialistas entenderiam e opte por uma linguagem mais didática e ilustrativa.

Não se assuste

Para muitas pessoas escrever um Plano de negócios parece algo extremamente completo e detalhado, mas não precisa ser. Comece a escrita do documento incluindo as informações que te levaram a escolher o segmento do seu negócio, aos poucos você começará a buscar mais e mais informações até que o documento esteja completo.

Agora que já temos as regras para escrever o Plano de negócios vamos saber quais são os itens imprescindíveis que o documento deve ter.

Sumário executivo

É a visão geral do seu negócio e do que está escrito no seu Plano de negócios. Inclua um texto com no máximo duas páginas para este sumário. Geralmente é escrito por último, depois que todos os itens do Plano de negócios já estão prontos. Saiba como.

Oportunidades

Este tópico deve responder as seguintes questões: Qual o problema que o seu produto ou negócio vai resolver na sociedade ou mercado em que estará inserido? Quem é seu público alvo? Quem são seus concorrentes? Saiba como.

Execução

Aqui você abordará seu plano de marketing e vendas que darão a direção para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças no mercado que o seu negócio ou produto estarão inseridos. Saiba como.

Resumo da empresa e administração

Os investidores procuram empreendedores motivados e apaixonados pelo que fazem, mas também analisam o conhecimento de gestão e liderança dos gestores e equipe da empresa. Portanto forneça neste tópico o organograma da empresa, aspectos legais do negócio e os principais cargos e perfis de profissionais que irão ocupá-lo. Saiba como.

Plano financeiro

Demonstre uma previsão de entradas e saídas financeiras em um fluxo de caixa, depois acrescente um demonstrativo de resultados para analisar qual a lucratividade da empresa, esta será a base para os investidores aceitarem entrar no seu negócio.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page