Gestão de estoque – Erros mais comuns que podem te levar a falência (Parte 03 de 03)
Agora que já sabemos um pouco sobre Curva ABC e como ela pode nos ajudar a controlar melhor o portfólio de produtos da empresa é hora de tirar o conceito do papel e aplicá-lo na organização. Para isto separei alguns itens importantes que complementam o controle de estoque, aumentam o giro dos produtos e reduzem a quantidade de dinheiro que fica “parada” no estoque da sua empresa.
1. Lead Time
Uma das formas mais eficazes de não deixar o dinheiro da sua empresa "estocado" é observar o Lead time das compras, mas afinal, o que é Lead Time?
Lead time é o nome dado ao tempo total do processo de compra. Ele vai desde a solicitação feita pelo comprador da empresa ao seu fornecedor até o recebimento e entrada do produto comprado no estoque da sua empresa.
Quanto menor o tempo deste processo, menor o estoque necessário para manter a operação da empresa. Com isto, mais dinheiro circulando no caixa da empresa.
Uma dica importante: Calcule o lead time em dias e veja quanto tempo leva todo este ciclo e procure manter um estoque mínimo de produtos, principalmente os de Curva A. Deste modo você evitará ruptura nas vendas por falta de produto. Levar em consideração o tempo de cotação e entrega do produto é tão importante quanto a margem de lucro do mesmo.
2. PME: Prazo Médio de Estocagem
Depois do Lead time temos o prazo médio de estocagem dos produtos. Este leva em consideração o tempo entre a entrada do produto no estoque e a saída dele na venda.
Conhecer este prazo te ajudará a saber o giro dos produtos e a projetar por quanto tempo o estoque disponível durará. Se o seu lead time é baixo não justifica ter um estoque elevado de produtos.
3. Sazonalidade
Em alguns segmentos de negócio a sazonalidade influenciará no estoque, por exemplo: Em uma indústria de chocolates, sabe-se que o período da Páscoa movimenta muito mais vendas do que o restante do ano. Sabendo disto o empresário deve se preparar para escassez de matéria prima e assim aumentar o seu estoque nesta época do ano. Neste caso é justificável um estoque maior para não perder vendas, mas passado este período o estoque deve voltar à normalidade. O comprador deve sempre ficar atento aos períodos sazonais do seu segmento.
“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado.” – Paul J. Meyer.